Contato

Contato: jccubis@yahoo.com.br

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Morro do Couto + Pedra do Sino de Itatiaia - 27 e 28 de Dezembro de 2021

 Segue o objetivo... Rumo as 10 montanhas mais altas do Brasil.

E dessa vez foi em dose dupla. fizemos o Morro do Couto (2.680 m) e a Pedra do Sino de Itatiaia (2.670m) 9ª e 10ª Montanhas mais altas do Brasil.

E não poderia ser melhor, pois dessa vez tive a companhia do meu Filho Lucas (10 anos).

Segue relato:

Aproveitando as ferias de final de ano, saímos de casa em Araucaria-PR na noite do dia 26/12/21 as 09:00, Somente eu e meu filho, dirigi a noite toda e as 06:30 chegamos na Garganta do Registro Divisa do estados de SP-RJ-MG, encostamos o carro e nós demos o luxo de dormir por uma hora e meia. 

As 08:00 após tomar um bom café da manhã iniciamos a subida de carro até a entrada do Parque Nacional do Itatiaia. 

"Criado em 14 de junho de 1937 pelo Decreto no 1.173 do presidente Getúlio Vargas o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) foi o primeiro Parque Nacional estabelecido no Brasil, sendo assim uma referência histórica para as Unidades de Conservação (UC) nacionais. Originalmente com 11.943 hectares, o Parque foi ampliado para os atuais 28.086 hectares em 21 de setembro de 1982 pelo Decreto no 87.586.

Inserido no Bioma Mata Atlântica e situado na Serra da Mantiqueira entre os estados de Minas gerais e Rio de Janeiro, o Itatiaia abrange parte do território dos municípios de Itatiaia/RJ, Resende/RJ, Itamonte/MG e Bocaina de Minas/MG. Sua altitude varia de 540 m, próximo ao Vale do Paraíba, a 2.791 m no Pico das Agulhas Negras, ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro e 5º mais alto do Brasil."

  Por volta das 09:30 já estamos na trilha para o 1º objetivo dessa aventura, começamos a subida para o Morro do Couto, ao lado do camping que fica aos pés dos Agulhas Negras, a subida é incrível, nível médio e com um visual incrível que muda a cada metro.

 

As 11:15 chegamos ao cume, tempo limpo, visual 360º, pudemos observar todo o Parque Nacional do Itatiaia, as suas montanhas como o Agulhas Negras e o Prateleiras, ao fundo conseguimos visualizar todos esplendor da Serra Fina. 

Ficamos no cume mais de 1 hora, tempo para tirar varias fotos, ver alguns pequenos pássaros e descansar para o retorno.

Antes das 14:00 já estávamos na área de camping com a barraca montada, fizemos um belo almoço, enquanto fora da barraca chovia muito, após comer, dormimos um pouco e quando a chuva passou ainda fizemos um ataque até a base do prateleiras.  Retornamos a noite, conversamos com outros montanhistas que estavam na área de camping, mais sem demora jantamos e fomos dormir.

Após uma noite agradável, acordamos bem cedo, pois sabíamos que a trilha mais longa ainda estava por vir. Acordamos bem, porem, após o café da manhã eu  fui calçar minha bota e ela estava me machucando muito o tornozelo, mal consegui caminhar, ai não teve jeito, bora fazer a trilha de tênis mesmo. 

Saímos do Camping as 08:30 e partimos sentido Agulhas Negras, pouco antes da base dos agulhas pegamos um trilha a direita e seguimos rumo a Pedra do Sino de Itatiaia, trilha media em grau de dificuldades técnicas, porém ,bastante longa, passamos por montanhas, vales, riachos, pedras gigantes o visual em certos momentos é de tirar o fôlego.

 

As 12:20 finalmente chegamos ao Cume, e conquistamos a 9ª Montanha mais alta do Brasil, o cume é diferente de todos os outros cumes que já estive, ele é cheio de buracos, lembra o solo da lua, cheio de crateras... Incrível. 

 

Não Ficamos muito no cume, pois estava vindo chuva, mais mesmo com pouco tempo lá em cima foi lindo ver o outro lado do Parque Nacional do Itatiaia, assim como ver a outra face dos agulhas negras.

 

No retorno paramos para almoçar me um local conhecido como Ovos de Galinhas, um emaranhado de grandes pedras que lembra ovos, ficamos ali por cerca de 30 minutos e seguimos nosso retorno.

 

Exatamente as 16:05 e após 17 km de trilha chegamos novamente na nossa barraca. Começamos a desmontar a barraca e guardar nossas coisas, mal terminamos e a chuva chegou com vontade. Apos passar a portaria do Parque tivemos a companhia de uma simpático e maratonista cachorro que nos acompanhou até chegarmos na Garganta do Registro, voltamos todo o caminho de carro do Parque até a cidade com muita chuva. 

Nessa noite, ficamos hospedados na cidade de Itamonte-MG, onde pudemos além de dormir bem  comer uma boa pizza e beber o delicioso Guaraná Mantiqueira (Premiado refrigerante, produzido em Itamonte).

E Foi assim que junto com meu filho conquistamos a 9ª e 10ª Montanhas mais altas do Brasil. 

No retorno para casa ainda passamos pelo Santuário Nacional de Aparecida do Norte e pra fechar com chave de ouro passamos pela Caverna do Diabo, mais esse é assunto para o próximo relato.

Por: Josimar Cubis

 Segue mais Fotos:

https://photos.app.goo.gl/ez1whVtthGjqxbod8


Nenhum comentário:

Postar um comentário