Contato

Contato: jccubis@yahoo.com.br

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Centenario - Marco do Contestado - 20 de Outubro de 2016


   Há 100 anos atrás chegava ao fim a guerra do contestado,


"A Guerra do Contestado começou em 22 de outubro de 1912 e teve fim há 100 anos, em agosto de 1916.  O conflito foi uma disputa pela região conhecida como “Contestado”, localizada entre Paraná e Santa Catarina. A Guerra aconteceu entre os camponeses e o poder do Estado. A área era rica em madeira e erva-mate.

As principais características foram o messianismo, a concentração de terras e a exploração da região por empresas estrangeiras. Por isso, o movimento foi semelhante à Revolta de Canudos.

Os camponeses haviam sido contratados para a construção de uma Estrada de Ferro, mas, com o término da obra, foram demitidos e expulsos da região do Contestado. Uma empresa estrangeira construiu uma madeireira, e os camponeses perderam a exploração de madeira como fonte de renda. Eles seguiram o messias José Maria – um líder religioso da Revolta – à procura de salvação.


Causas da Guerra do Contestado


Na região do atual município de Irani, aconteceu a Guerra do Contestado entre 1912 e 1916.

  • Construção de Estrada de Ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul
  • Interesses do capital estrangeiro acima dos interesses da população
  • Posse de terras não regularizada
  • Desemprego dos camponeses e perda de terras

Consequências da Guerra do Contestado

  • Acordo de Limites Paraná - Santa Catarina

A Revolta do Contestado contribuiu para a formação do território do sul do Brasil."
 

   Para simbolizar o fim dessa guerra e por fim limitar os territórios dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, foram construidos alguns Marcos de Divisa, 3 deles se encontram no Alto da Serra do Quiriri na divisa dos estados já citados.

UM DOS MARCOS DO QUIRIRI
   Para comemorar essa data, fomos visitar os tais marcos bem no dia do Centenário,

   Começamos a trilha tarde, tentamos avançar com o carro pelas estradas da comfloresta mas não obtivemos muito sucesso, então o jeito foi caminhar, porém, logo fomos surpreendidos com um forte chuva, granizo e raios.

   Cerca de 3 horas de caminhada chegamos ao primeiro Marco, nessa hora o céu caiu, não havia mais estradas, nem trilha, nem mais nada apenas agua e muita agua, até tentamos avançar ate os outros dois Marcos, mas tivemos que abortar a missão, mas de qualquer forma um Marco ao menos foi visitado 100 anos depois de sua colocação.

Josimar (No detalhe o dedo dentro de uma sacola (Tendão rompido)
Edson
Luis

  Estavam presentes: Edson, Luis e Josimar

Por: Josimar Cubis

Nenhum comentário:

Postar um comentário