Contato

Contato: jccubis@yahoo.com.br

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Pico X e Pico 1º de maio - 07 e 08 de setembro de 2016

Pico X visto do cume do 1º de Maio

   Br 277 sentido litoral paranaense, logo após o pedágio e no início da descida da serra, quem nunca reparou nas imponentes montanhas que surge a nossa frente um pouco a direita da descida.

   Logo vem o interesse por essas montanhas, pesquisa daqui e dali e descobre um tal de Pico X, conquistado a muito tempo pela velha guarda de montanhistas, e redescoberto a alguns anos.

 Assim começa mais um relato.

   A ideia de uma ida pra montanha veio do companheiro Getulio Vorgeta, surgiram algumas ideias mas no final decidimos conhecer esse lado pouquíssimo explorado da nossa mata Atlântica, após várias desistências sobraram apenas 5 guerreiros: Getúlio, Alexandro, Rafael, Luis e eu (Josimar).


Rafael - Getúlio - Alex - Luis - Josimar
   Tivemos mais uma vez todo o apoio do Amigo Mildo que nos auxiliou com dicas e track da região.
Tínhamos como ideia inicial subir até o cume da montanha denominado 01 de maio e dela tentar traçar uma rota até o cume do Pico da Igreja.

   Nos encontramos bem cedo num posto da BR 277, de lá partimos pra base onde ficaria os carros uma casa perto do viaduto dos padres, e antes das 09:00 já estamos no ponto inicial da trilha.

   A trilha se inicia bem no viaduto dos padres, uma subida relativamente leve com poucas dificuldades, assim fomos num ritmo light vencendo aos poucos aquela parte da trilha, e por volta das 14:00 já alçamos o cume do 1º de maio de onde nosso amigo Rafael retornou, pois, tinha trabalho no dia seguinte e não pode acampar com a gente, desse cume tivemos um visual 360º de toda a região e logo vimos que naquela oportunidade não conseguiríamos traçar uma rota até o Pico da igreja tão pouco chegar a seu cume, vendo que a montanha ficará muito distante a nossa direita e que teríamos uma densa região de mata e alguns imensos vales para transpor.

Pico da Serra da Igreja ao fundo

Rafael no cume do 1º de Maio
   Hora do sensacional plano B:
   Passar a noite no 01 de maio e no dia seguinte atacar o Pico X, o resto da tarde e a noite estavam perfeitas visual limpo de toda nossa serra e do nosso litoral.

Josimar

    Depois daquela janta coletiva e reforçado cada um se recolheu e sem demora fomos dormir, no segundo dia acordamos bem cedo e logo partimos pra trilha rumo ao X, trilha pesada mais muito agradável e assim fomos vencendo os obstáculos até que após uma escalaminhada final num bloco rochoso alcançamos mais esse cume, PICO X, lindo, místico é muito pouco visitado, sem dúvida umas das maiores conquistas nossas.

Cume do PICO X

Caderno deixado no Pico X

  Logo encontramos uma caixa de cume vazia onde Deixamos um novo livro de cume. Várias fotos e  após aquele lanche reforçado começamos o retorno, em menos de 3 horas de retorno já estávamos em nossas barracas novamente, hora de almoçar, desmontar as barracas, guardar as tralhas e começar  retornar  pra casa, descida um pouco mais puxada já que fizemos boa parte dela a noite, mas enfim chegamos a BR e aos carros aí foi só comemorar e retornar pra casa.

   Parabéns ao Luis que fez toda a trilha de tênis logo que esqueceu a bota em casa.
  Obrigado Getúlio, Alex, Luis e Rafael pela companhia.
  Alex obrigado pela carona que nos ofereceu até nossas casas.

   Só não agradeço aos inúmeros carrapatos que vieram grudados em mim ou na minha roupa, carrapatos esses que me renderam várias e várias mordidas, mordidas essas que me renderam uma alergia, alergia essa que me rendeu um mês de coceira no corpo todo. Kkkkk

   E assim foi mais um relato de uma enorme conquista.
Por: Josimar Cubis

4 comentários:

  1. Grande Josimar! Belo relato.
    Realmente companheiro, uma de nossas grandes conquistas de 2016! E que venham outras nesta e em outras serranias, para o alto, e avante, e com a companhia do amigo.
    Obrigado pela parceria, sua e do Luís, bem como dos demais combatentes que fizeram parte desta bela empreitada.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ola Josimar, tudo bem? Gostei muito do seu relato, bem completo! Gostaria de saber como fizeram com relação ao carro, tem algum lugar para deixar ali no Viaduto dos Padres? Lembra de quantas barracas +- cabem no cume do 1 de maio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, deixamos em uma casa após o viaduto dos padres, do lado que sobe a serra, fizemos um retorno e deixamos o carro na primeira casa que encontramos, próximo a uma igreja da Congregação crista no Brasil.
      1 de maio acho que umas 4 barracas.

      Excluir