Contato

Contato: jccubis@yahoo.com.br

sábado, 19 de setembro de 2015

Pico da Bandeira - 19 de Setembro de 2015

    Vou começar esse relato de uma forma diferente, vou falar primeiro em números.

          - 2 amigos: Luís Irineu , Josimar Cubis;

          - 2 dias, ou seja, tudo em um único final de semana;

          - 3.000 km rodados saindo do Paraná, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais até o Espirito Santo;

         - 1 Objetivo: Pico da Bandeira;

         - 2.892 metros de altitude é o terceiro ponto mais alto do país. O Pico da bandeira é também o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste do Brasil.

Bandeira visto do Calçado
   Agora vamos ao relato:

   A ideia inicial era a serra fina, porem chega um momento da vida que sobra trabalho e consequentemente falta tempo até para o lazer. Sendo assim mudamos o roteiro e decidimos continuar com o projeto de conquistar as 10 montanhas mais altas do Brasil.

   “O Pico da Bandeira esta localizado na divisa dos estados de Minas Gerais e Espirito Santo, Havendo trilha e áreas de acampamento em ambos os estados, Logo decidimos subir pelo lado capixaba da montanha, que é o lado mais difícil, mas que tem o melhor visual e de quebra passa pelo Pico do Calçado, que é a quarta montanha mais alta do Brasil com 2.849 metros de altitude.”

    Montanha definida, roteiro acertado. Só restou arrumar as coisas e na sexta-feira as 15:00 saímos de Curitiba –PR rumo e ao distrito de Pedra Menina – ES.

    Dirigimos a noite toda, hora eu no volante e o Luís dormindo ou apenas curtindo a viajem, hora eu descansava e o Luís Dirigia. E assim foi por 18 horas e as 06:00 da manha de sábado chegamos a Espera Feliz – MG e dela partimos pro distrito de Pedra Menina já no Espirito Santo, que vale a pena citar que fica numa região incrível rodeada de montanhas altíssimas, e também em meio a plantações e terreiros de café.
Espera Feliz - MG
   De lá sem perder tempo partimos a entrada capixaba do Parque Nacional do Caparaó cuja administração é feito pelo ICMBio.
Portaria Capixaba
Cadastros feitos nos deixaram subir de carro ate uma área de camping conhecida como Casa queimada. A Essa altura já passávamos dos 2.000 metros de altitude, carro estacionado, mochila nas costas e as 09:00 começamos a trilha.
Inicio: Acampamento Casa Queimada
 A trilha começa leve, porém sempre subindo, do lado direito podemos ver o tempo todo o Pico do Cristal que é o sétimo mais alto pico brasileiro, com 2.769,76 metros de altitude. (Planos futuros). À frente e cada vez mais perto da pra avistar a pedra duas irmãs, duas formações rochosos cujas impressionam pela semelhança uma com a outra.

Pico Do Cristal
Pedra Duas Irmãs
   Logo tivemos o primeiro visual do Pico da Bandeira, ainda distante porem imponente.

Calçado a Frente e Bandeira no Fundo
Conforme andávamos e subíamos rapidamente de altitude o visual ficava mais bonito, mas também o calor começou a pegar, e imagino eu devido à noite sem dormir e a altitude em conjunto com o esforço físico e o calor, começamos a sentir dificuldade pra respirar, essa dificuldade
de puxar o ar nos deixou bem debilitados, o primeiro a perder as forças foi o Luís que sofreu muito pra escalaminhar o Pico do Calçado.

   Quando chegamos ao cume do Calçado todo o cansaço sumiu, pois, estávamos na quarta mais alta no Brasil, de onde se tem um visual incrível de toda a região e em especial do Pico da Bandeira, varias fotos e a empolgação aumentava por estarmos tão próximos do nosso objetivo.
Luis no Cume do Pico do Calçado
Objetivo a frente

Essa empolgação fez com que eu acelerasse o passo e não demorou muito pra eu cansar muito, muito mesmo, resultado mais de meia hora sentado e quase dormindo, enquanto isso o Luís continuou andando e foi o primeiro de nos dois a pisar no Cume do Bandeira, assim que me recuperei subi a ultima parte e as 13:30 cheguei ao tão sonhado cume.
Ultima subida antes do Cume

   3º Montanha mais alta do Brasil, difícil foi conter a emoção de estar ali tão alto, tão longe de casa e com tanto esforço para estar ali... Vendo que o Pico da Neblina e o Pico 31 de Março (os dois mais altos do País) são de dificílimo e de proibido acesso (Suponho que não devia ter ninguém lá). Sendo assim, em meio a 204 milhões de pessoas nos éramos os mais altos do Brasil naquele momento. Uma emoção impossível de descrever.

Cume
Cume
Vista do Cume

O Pico possui esse nome porque, por volta de 1859, o imperador Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império naquele que, na época, era tido como o ponto mais alto e imponente do Brasil. E foi assim até que em 1965, o topógrafo José Ambrósio de Miranda Pombo mediu a altitude do Pico da Neblina e do Pico 31 de Março, e assim rebaixou o Pico da Bandeira.”


   Ficamos no cume mais de uma hora e depois do lanche e de inúmeras fotos começamos a decida, ainda pensando em subir o Pico do Cristal, mas o cansaço bateu e décimos deixar pra outra vez, ou seja, voltaremos...

   As 18:00 já estávamos no carro, ai restou dirigir até Pedra Menina, tomar um banho na pousada e sair comer alguma coisa, eu optei com comer lanche chamado X-Especial (2 bifes, ovos e todo o resto), pense na delicia dois bifes na chapa! Mas a alegria não durou muito, assim como nos chamamos salsicha de Vina eles chamam hambúrguer de bife, a decepção foi grande, mas matou a fome.

   Logo já estamos na cama, e as 05:00 da manha começamos o caminho de volta pra casa, porém, na volta mudamos a trajeto e voltamos pro Teresópolis, pra ver de perto a Serra dos Órgãos (Nos plano para 2016).
Serra dos Órgãos. Dedo de Deus em destaque

Depois fomos pra Niterói pra passar a famosa Ponte Rio-Niterói. Terminada a ponte tivemos direito até de se perder no centro do Rio de Janeiro devido a uma rotatória interditado ficamos dando voltas até achar o caminho certo pra BR116.

Vista desde a Ponte Rio Niterói
Atravessando a Ponte Rio Niterói

   No resto foi só revezar o volante e dirigir ate em casa, mas não sem antes agradecer.
 
Santuário de N.S Aparecida

Retorno mais sofrido levou 20 horas até em casa chegamos as 01:00 de domingo pra segunda... Mas Valeu cada segundo dessa Viajem, foi tudo um sonho.

   Gostaria muito de agradecer o fiel amigo, irmão Luís por sempre topar minhas doideiras, e sempre fazer tudo com empolgação e sem NUNCA reclamar. Um montanhista e um amigo da melhor qualidade.
Luis

Por: Josimar Cubis

3 comentários:

  1. Parabéns Cubis, uma aventura e tanto, ainda mais dirigindo por tanto tempo...
    Não deixe de subir o Cristal quando voltar, o visu é muito belo!!! E se possível, acrescente outros eheheh...
    Bons ventos pra Ti, abs

    ResponderExcluir
  2. Awe cubis parabens pelo feito,vc e seu amigo de aventura o seu broter luiz,sempre juntos vivendos grandes emoções.valeu

    ResponderExcluir