Contato

Contato: jccubis@yahoo.com.br

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Salto Rosário e Salto Feitiço - 18 de Dezembro de 2014

E pra fechar com chave de ouro 2014 outra hiper, mega,super aventura.

Um lugar reservado a poucos, místico, cheio de historia, difícil acesso e quase desconhecido. É assim a melhor forma de descrever a nossa conquista.

A placa do Feitiço
Aos pés do Salto Feitiço
   Tudo começou há anos atrás quando em conversa com o amigo e montanhista Reginaldo Mendes do blog MontanhaAtiva, descobrimos a existência de algumas cachoeiras pelo leito do rio Ipiranga lá pras bandas do Marumbi e Itupava, pouco tempo atrás descobrimos que essas cachoeiras são chamadas de as 7 quedas do rio Ipiranga, sendo elas: Rosário, Serpentina (Caveira), Arapongas, Anhaguá, Feitiço, Inferno e Véu de noiva. E também ficamos sabendo da existência de placas colocadas no ano de 1935 nos saltos Feitiço e Inferno.

Sendo assim saímos na procura dessas cachoeiras e das tais placas. Partimos de Curitiba as 05:00 Hrs da manhã, estavam presentes o Eliel, o Luís e Eu (Josimar), chegamos em no posto do IAP em Porto de Cima (Morretes-Pr) por volta das 07:00 Hrs, logo em seguida partimos pela estradinha que vai em direção as estações Eng. Lange e Marumbi, menos de 1 hora de caminhada chegamos a bifurcação que dá acesso a Usina do Marumbi, seguimos sentido Usina e quando chegamos ao portão da mesma.
Entrada da Usina

Pegamos a direita e ali começa a trilha que nos primeiros momentos contorna a cerca de tela da Usina, depois seguimos em meio a mata por uma leve lembrança de trilha, mas que fora alguns perdidos foi tudo tranquilo e antes das 10:00 Hrs da manhã pudemos contemplar toda a beleza e grandiosidade do salto Rosário.

Salto do Rosário

Pausa do lanche e bora subir o rio sentido Salto Feitiço, depois do salto Rosário não existe mas nem uma leve lembrança de trilha ou vestígio humano, seguimos o rio pela margem esquerda, inúmeros perdidos, hora andávamos pela margem, hora por dentro do rio e sempre em duvida se estávamos perto ou longe, no caminho também nos deparamos com outras lindas cachoeiras, em certo ponto eu desci uma enorme paredão achando que a cachoeira lá me baixo poderia ser o salto Feitiço, mas não era, com um esforço imenso consegui subir novamente pra margem do rio e continuamos rio acima.

Em certo ponto chegamos a dois paredões um do lado esquerdo e outro do lado direito do rio e só nos restou seguir por dentro rio.

Foi então que tivemos que subir três enormes pedras dentro do rio, molhadas e escorregadias, pedras vencidas, já se passava das 12:30 Hrs quando veio a surpresa ao olhar pro paredão do lado esquerdo, lá estava ela cravada na rocha a tão sonhada placa "SALTO FEITIÇO 30-VI-1935” ai foi só vibração, fotos de todos os ângulos possíveis. A placa fica em uma espécie de anfiteatro natural com paredões de rocha dos dois lados do rio e bem ao fundo dá pra ver o salto Feitiço e toda a sua imponência.

A sonhada Placa

Eliel
Josimar
Luis

No primeiro momento pareceu impossível chegar próximo ao Salto Feitiço, pois, entre a placa e o Salto existe um lago natural de profundidade desconhecida, tentamos algumas vezes sem sucesso cruzar o lago,mas como ainda tínhamos outro objetivo à frente o salto do Inferno e naquele momento não vimos possibilidade de seguir por nenhumas das margens do rio decidimos ir pro dentro do rio mesmo, a ideia era nos aproximarmos do salto Feitiço e ver se tinha possibilidade de seguir por ali até o salto do Inferno.

Salto Feitiço ao Fundo

O Eliel se propôs a cruzar o lago do rio nadando e levar uma corda com ele, quando ele chegou do outro lado do lago com uma das pontas da corda ai ficou fácil, amáramos a corda em pedras uma ponta em cada lado do lago, fazendo assim uma linha de vida, e assim o Luís e eu passamos o rio e depois de escalaminhar umas rochas chegamos de frente ao salto Feitiço, o Luís foi além e chegou bem próximo à cachoeira, e concluiu que por ali sem chance de seguir até o salto do Inferno.

Luis e Salto Feitiço
Fizemos todo o caminha de volta até a placa e então decidimos subir o paredão esquerdo do rio, e esse foi o nosso maior erro ficamos mais de uma andando a beira do precipício e nada de conseguir avançar rio acima, foi cada vez ficando mais difícil e perigoso, como já se passavam das 15:30 Hrs decidimos deixar o salto do Inferno pra outro dia e assim retornamos pra casa pela trilha do salto Rosário.

A volta foi bem mais tranquila e as 19:00Hrs já estávamos no carro, roupa trocada e hora de voltar pra casa, com dois sentimos distintos, um de felicidade pelas conquistas do dia e outro de frustração por não ter chegado ao salto do Inferno.

Voltaremos.... que venha 2015...