Ilha de Superagui
" Superagui é uma ilha brasileira no município de Guaraqueçaba, estado do Paraná, situada próximo à divisa entre os estados do Paraná e de São Paulo.
Em 1852 foi fundada a Colônia Agrícola de Superagüi, por Carlos Perret Gentil, que por sua própria iniciativa levou famílias de colonos para ocupar a localidade, sendo dez famílias suíças, duas alemãs e cinco francesas, totalizando oitenta e cinco pessoas.[1]
A ilha é conhecida por abrigar o Parque Nacional de Superagui, declarado Reserva da Biosfera em 1991 e Patrimônio da Humanidade em 1999, pela UNESCO."
Aproveitando as Férias e também realizando um desejo antigo fomos em família conhecer a maravilhosa ilha de Superagui, que fica próximo a ilha do mel e ilha das peças.
O passeio se inicia em Paranaguá, onde pegamos um barco, a travessia de barco entre Paranaguá e Superagui, dura cerca de 45 minutos, passando pela baia e Porto de Paranaguá, canal de navios, passa também do ladinho da Ilha Do Mel E Ilha Das Peças, o passeio passa por águas tranquilas, mas também por mar agitado e cheio de ondas.
Enfim, logo já conseguimos avistar a ilha de Superagui, a vila, os barcos e o trapiche da ilha, logo que chegamos fomos até a pousada da Lica, lugar lindo e de uma paz única.
Passamos os dois primeiros dias ali na ilha mesmo, brincando na praia, fazendo algumas trilhas, andando de bike, também fomos até o outro lado da ilha, conhecer a praia deserta, são 45 km de praia deserta, um visual de tirar o fôlego.
Reserva do Sebui
"Com 400,78 hectares, a reserva oferece visitas dirigidas em trilhas interpretativas com programa de educação ambiental, observação de flora e fauna, passeio de canoa, além de banhos de rio e cachoeira.
Trata-se de uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural – com 400 hectares de Mata Atlântica e ecossistemas associados. Conta com uma rede de trilhas de 4 km que vai desde o Mangue situado ao lado sul do local até uma série espetacular de cachoeiras a 400 metros sobre o nível do mar.
A Reserva conta também com um Refúgio para pernoite com capacidade para 12 pessoas, construído com madeira utilizando cernes caídos na floresta. No local não existe energia elétrica, a luz é produzida por lampeões a gás e velas tradicionais."
No terceiro dia, junto com outros turistas pagamos um barco e fomos conhecer a Reserva Natural do Sebui, que fica cerca de 1 hora de barco saindo de Superagui.Durante o tempo no barco passamos ao lado de outras vilas, mangues e Rios, já na Reserva tivemos a oportunidade de fazer uma trilha, relativamente fácil, porém, longa onde pudemos contemplar 03 lindas cachoeiras de águas incrivelmente cristalinas (Cachoeira do Biguá, a Cachoeira Graciosa e a Cachoeira Preciosa), claro que reservamos um tempo para banho nas cachoeiras.
Na volta da cachoeira paramos na sede da Reserva, onde comemos um delicioso bolo com café, na sede também existem alguns chalés, para passar a noite. O passeio durou o dia todo, voltamos somente no final da tarde para Superagui.Fomos para Superagui para ficar 2 noites a acabamos ficando 4 noites e 5 dias, voltamos para casa já com vontade de Voltar
Por: Josimar Cubis
Segue mais algumas fotos: