Contato

Contato: jccubis@yahoo.com.br

sábado, 15 de novembro de 2014

3º Placa do Ciririca e Piscina dos Elefantes -15 de Novembro de 2014


Uma volta ao passado...


3º Placa do Ciririca
Piscina dos Elefantes
    Participantes: Luís e Eu (Josimar).

   Saímos de Curitiba sem destino definido, seria assim:

                     Tempo bom = Marumbi
                     Tempo + ou - ou ruim = Bairro Alto - Antonina

   Chegamos em Morretes as 07:30 Hrs, tempo fechado e sem visual, bora seguir pra Antonina...

   Mas uns 50 minutos de estrada chegamos em Bairro Alto e começamos a procurar alguém que conhecesse a tal 3º placa do Ciririca, a segunda pessoa que perguntamos nos disse assim: "Eu não conheço, mas meu chefe que tá ali trabalha na Copel e é o responsável pela manutenção das torres de alta tensão, falem com ele".

   Fomos então conversar com o chefe do rapaz, o homem nos recebeu muito bem, disse que seu nome era Sahid e que morava na vila Copel da Usina Parigot de Souza, disse também que conhecia sim a placa e como ela fica perto das tores de alta tensão há 15 dias ele e seus subordinados roçaram toda a trilha.
  Seu Sahid uma pessoa super do bem, que prontamente nos informou onde era a placa e ainda nos levou até o inicio da trilha, ai ficou fácil...

   Chegamos na fazenda onde dá inicio a trilha, logo aparecem 2 assustadores cachorros e 1 menorzinho, que se mostraram amigáveis e já começaram a pular e conseguiram sujar minha roupa e a do Luis. Logo apareceu o dono da fazenda, um Senhor muito simpático que disse que podíamos entrar sem problemas, nos contou umas historias de onças, disse que estava esperando a visita dos filhos e nos desejou boa caminhada.

   Ai Foi só colocar a bota e seguir a trilha limpinha roçada pelo nosso amigo Sahid... Mas não fomos sós... Após passar pela fazenda tivemos a companhia de 3 ótimos companheiros e montanhistas que nos acompanharam sem reclamar até a placa. Abaixo a fotos dos 3 montanhistas


Amigos montanhistas
   Em cerca de 1 hora e 20 minutos de caminhada chegamos a 3º placa do Ciririca que pudemos confirmar, "não fica no Ciririca mesmo" :-).

    A placa Está encravada em uma montanha pequena no meio de duas linhas de alta tensão, de onde é possível avistar todo o Bairro alto, a Vila Copel e a entrada da Usina Parigot de Souza.

3ª Placa

3ª Placa
   Ficamos por ali mais de 1 hora, oferecemos pão e agua pra nossos parceiros montanhistas, que aceitaram sem pestanejar.
Matando a sede
   Como ainda era bem cedo, decidimos andar mais um pouco naquele dia. Voltamos pra fazenda, nos despedimos do Senhor dono da fazenda e dos nossos amigos  caninos, e seguimos de carro até a fazenda que dá acesso as Janelas da Cotia e Conceição.

   Encontramos um portão fechado e mais nada, deixamos o carro do lado de fora do portão e passamos pela fazenda onde confirmamos que não tinha ninguém, logo pegamos a estradinha sentido janelas, passando pelos Aquedutos e por lindas paisagens.


Aquedutos ao fundo
   Uma hora caminhado até que chegamos na bifurcação que  vai pra piscina dos elefantes, como nenhum de nos conhecia ali, decidimos então seguir rumo a piscina.

   Rapidinho chegamos a umas construções de cimento, onde achávamos ser a piscina dos elefantes, almoçamos ali, e ficamos jogando conversa fora, foi quando avistei algo parecido com um murro, fomos até lá e só então descobrimos o gigantesco tamanho da piscina dos elefantes.

   Um lugar incrível, único, todo o chão é de cimento e em volta uma espécie de murro de uns 4 m de altura, que era onde a agua ficava represada e dali descia por tubulações através dos aquedutos para movimentar as turbinas da Usina Cotia em Bairro Alto.

Piscina dos Elefantes
Piscina dos Elefantes















"Usina cotia: Esta usina foi construída para operar no regime de fio de água, tendo um grande reservatório de compensação (piscina dos Elefantes) hoje abandonado e totalmente vazio deu lugar para a vegetação natural que tomou conta ao longo dos anos. A Usina Hidrelétrica de Cotia foi construída para aproveitamento do potencial hidráulico da bacia hidrográfica do Rio Cachoeira, mas esta usina operou por apenas 8 anos apenas, sendo desativada na década de 60, na época em que se dava início a construção da atual Usina Hidrelétrica Governador Pedro Viriato Parigot de Souza."

   Tiramos inúmeras fotos o lugar é mesmo monumental ficamos por ali um bom tempo, na hora de retornar décimos seguir as ruínas dos aquedutos até chegar na estrada onde passamos a pouco por debaixo dos aquedutos. E assim fizemos, um pouco de perrengue pra fazer o dia ficar ainda melhor, chegamos na estrada em uns 30 minutos e logo já estávamos novamente no carro.


   Entramos no carro e descemos até as ruínas da usina Cotia, porem o portão estava fechado e com uma placa de proibido a entrada, respeitamos e só tiramos uma fotos do portão mesmo.

Usina Cotia
   Ainda era cedo e sobrou tempo pra escolher um rio dos muitos que cruzam o caminho entre Antonina e Bairro Alto e tomar aquele delicioso banho gelado.

Rio Mergulhão

   E foi assim outra aventura. A 2014 segue ótimo para o MAIS MONTANHA...

   Fotos.

https://photos.app.goo.gl/Dc27qGPJEiJ6sTX87