Contato

Contato: jccubis@yahoo.com.br

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Picos Caratuva e Taipabuçu - 28 de Dezembro de 2023

Bora fazer mais duas montanhas para fechar o ano

Trilha noturna e com o filhão

Saímos de casa as 22:00, iniciamos as trilhas as 00:00, andamos bem tranquilamente para contemplar a noite, as 03:00 chegamos a bifurcação PP-Caratuva e demais montanhas.

O cansaço bateu e como tínhamos levado um saco de dormir, decidimos achar um local protegido para dormir um pouco de bivak mesmo.

Retornamos um pouco até o Morro do Getúlio e achamos um local protegido do vento, ali mesmo deitamos e dormimos até as 07:00.

Levantamos, comemos um pouco e sem demora começamos a subida de Caratuva, subimos bem rápido, livro cume assinado e mais algumas fotos, hora de caminhar.

Partimos para o Taipabuçu, fizemos a trilha de cima que liga o Caratuva ao Taipabuçu, a trilha estava bem fechada, em vários momentos era necessário rastejar para passar os matos, porém, é uma trilha muito bonita.

Cerca de 01:30 de caminhada chegamos ao Cume do Taipabuçu, assinamos o livro cume, almoçamos, conversamos bastante como outros dois montanhistas que ali estavam, o tempo abriu e pudemos tirar várias fotos.

As 12:30 começamos nosso retorno para casa, o Lucas sem cansar veio o tempo todo a frente da trilha, em cerca de 03:00 descemos a montanha e já estávamos na fazenda.

Já na fazenda pudemos conhecer o montanhista e corredor de montanha “Bandeira”, o cara está se tornando uma lenda, fazendo as trilhas em tempo recorde, foi uma conversa bem bacana, ele deu varias dicas e incentivos para o Luquinhas, que já voltou de lá querendo correr nas montanhas também.

Finalizamos o dia com um belo banho de rio, e assim acaba as montanhas de 2023 e que venha 2024....

Por: Josimar Cubis

Mais fotos:

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Picos Bandeira, Calçado e Cristal - 09 de Junho de 2023

Começo esse relato como o resumo dessa jornada:

Saímos de Curitiba-Pr rumo a Cidade de Alto Caparaó-MG, cerca de 20 horas de carro, (uma noite e um dia no volante), passando pelos estados de Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Para o Luís e para mim já era a segunda vez nesses caminhos, porém, dessa vez tivemos a companhia do filho do Luiz, o Vinicius, e do meu filho, O Lucas (11 anos). Também dessa vez, aproveitamos para passar na casa de uma grande amigo em Volta Redonda-RJ, o Fernando Torres, porém, foi uma passada rápida, pois nosso destino ainda era longe.

As 21:30 chegamos em Alto Caparaó, comemos uma pizza e bem rápido fomos dormir, para descansar do trânsito e também para nos preparar para as 03 montanhas do dia seguinte.

Acordamos as 06:00, comemos algo rápido e já partimos para a portaria do ICMBio - Parque Nacional do Caparaó, depois de fazer o cadastramento e estacionar o carro, iniciamos enfim a trilha, o propósito era subir o Pico da Bandeira, descer até o pico do calçado e por fim subir o Pico do Cristal.

Visual incrível desde os primeiros passos, porém, menos de 20 minutos de caminhada o Lucas começou a reclamar muito sobre dores na cabeça e na barriga, pensamos em desistir, pois ele até chorava de dor, tentamos dar meio comprimido de dor para ele. Fiquei sentado em uma pedra por volta de 15 minutos abraçado com ele, quando ele disse: Pai, vamos estou melhor, bem devagar retornamos a subida e incrivelmente o piazinho estava novo e pudemos ir rápido até o cume do Bandeira.

Pico da Bandeira, sem maiores dificuldades vencendo a subida, já próximo a subida final o cansaço e a altitude nos pegou de jeito e o ritmo caiu, mesmo assim, com cerca de 4 horas e 30 minutos de caminhada chegamos ao Cume do Pico da Bandeira, (eu e o Luiz pela segunda vez). A emoção é indescritível, conquistar novamente essa montanha e dessa vez com meu filho, foi de encher os olhos d’agua. O visual estava incrível, tempo limpo, mas muito frio, ficamos pouco tempo no cume e iniciamos a descida.

Pico do Calçado, novamente o Lucas começou a reclamar das dores, e foi assim até que chegamos ao cume do Calçado, achamos um local protegido do vento e demos a outra metade do comprimido de dor, também fizemos um bom lanche ali. Descansamos cerca de 30 minutos por ali e novamente o Lucas estava 100%.

Pico Cristal, Já se passavam das 15:00 horas da tarde e partimos para rumo ao Cume do Pico do Cristal, essa montanha era inédita para todos nós, pois da vez passada, o Luís e eu optamos por não fazer devido a falta de tempo, descida pesada e com gelo em alguns momentos, provando assim o frio que sentíamos, chegamos à subida final (rumo ao cume), subida tensa, exposta em vários momentos e muito pesada. Incrivelmente rápido, chegamos ao tão sonhado cume do Cristal. Para mim novamente lágrimas de emoção.

Poucas fotos para registrar o momento e tivemos que sair rápido do cume, pois o vento e o frio estavam insuportáveis, a descida foi tensa, tivemos que descer bem devagar. Descida vencida, hora de começar o caminho de retorno.

Dores e frio, Lucas começou, mais uma vez, a passar mal, dessa vez além das dores, reclamava de frio, muito frio. Duas blusas e ainda estava com frio, o Luiz vendo a situação emprestou sua jaqueta para o Lucas, e, por sorte tínhamos mais remédio, porém, dessa ele falava que as mãos estavam congeladas, pensamos em como aquecê-las, foi quando tive uma ideia. Eu e ele fizemos xixi dentro de uma garrafa pet e com uma ação rápida a garrafa ficou quentinha e assim o Lucas pode aquecer as mãos.

E assim seguimos, ainda em tempo de assistir um dos pores de sol mais bonito que já vimos na vida, logo a noite chegou, lanternas na cabeça e felizmente após 13 horas de trilha finalizamos nossa aventura.

Chegamos ao Apartamento, tomamos um bom banho, dei mais um remédio para o Lucas e fomos dormir, acordamos no dia seguinte as 07:00, arrumamos as coisas, passamos em uma panificadora tomar um belo café da manhã, barriga cheia hora de voltar para casa. 10 Minutos dentro do carro o Lucas começou a passar mal novamente, paramos o carro rapidamente, mal deu tempo do Lucas descer do carro que começou a vomitar, ficamos ali um tempo, ele tomou uma água e entrou no carro, fui no banco de traz com ele, que logo dormiu. Seguimos nosso retorno, umas 2 horas depois o Lucas acordou, como se nada tivesse acontecido, super bem, graças a Deus.

Novamente no retorno fizemos questão de voltar por outro caminho, para passar pela linda Serra do Órgãos e pela ponte Rio Niterói, foi assim: entre troca de motorista, parando pra comer varias vezes, dormindo e acordando, após 22 horas chegamos em casa (Saída: 08:00 de Alto Caparaó – Chegada as 06:00 do dia seguinte em Curitiba).

Agradeço primeiramente a Deus que nos guiou e nos protegeu durante todo o tempo

Agradeço também ao Luís e ao Vinicius pela parceria

E agradeço ao Lucas, por ser essa criança incrível, de uma força sem igual, agradeço por não desistir e vamos em buscar de novas montanhas.